Metodologia

A CONFERÊNCIA PASSO A PASSO:
O QUE É UMA CONFERÊNCIA DE CULTURA?
A Conferência de Cultura é uma ação que tem por objetivo criar um canal de consulta e participação da sociedade para análise, discussão e deliberação (escolha após explanação) de propostas, de diretrizes (quais os rumos) para a gestão da cultura em nossa cidade.
Há conferências para as mais diversas áreas que o governo municipal, estadual e federal trata. É um mecanismo já previsto desde a Constituição Federal de 1988 (Lei máxima de nosso país). No Brasil, e em alguns municípios, já aconteceram duas conferências nacionais
de cultura, que envolveram todos os entes federados (municípios, estados e governo federal). Campo Largo, na II Conferência Nacional de Cultura, participou de uma conferencia regional, que incluía também outros municípios da região metropolitana de Curitiba. Por sua natureza, a Conferencia constitui-se num excelente espaço de exercício
democrático e de mobilização social em torno da cultura e suas questões sociais, além
de legitimar no processo de gestão um meio de controle social das políticas aplicadas à
cultura.

QUAL O PAPEL DAS CONFERÊNCIAS?
Seu principal objetivo é apresentar, debater e validar, com os vários setores da sociedade, em um processo democrático, propostas que nortearão, em cada esfera, as diretrizes para uma política de Estado para a cultura. Também, tem a missão de subsidiar a criação do Plano Municipal de Cultura para o município de Campo Largo, contribuir com a estruturação do Sistema Municipal de Cultura e com as condições para sua implantação, Conselhos Municipais de Cultura, Fundos Municipais, Órgão Gestor da Cultura, conforme compromisso estabelecido no Acordo de Cooperação Federativa do SNC assinado junto ao Ministério da Cultura - MinC.

COMO VAI FUNCIONAR A I CONFERENCIA MUNICIPAL DE CULTURA?
A I Conferência Municipal de Cultura está prevista para acontecer nos dias 02 e 03 de dezembro de 2011 na Praça Getúlio Vargas, no centro de Campo Largo. Mas, antes de chegarmos na Conferencia acontecerão as chamadas etapas preparatórias. São etapas preparatórias da I Conferencia Municipal de Cultura:
· Pré-conferências regionais: Dividimos o municipio, de acordo com a formaçao histórico-geográfica, em treze regiões. Em cada uma dessas regiões, realizaremos um encontro com a comunidade para ouvirmos as demandas e propostas daquela localidade. A opção pelas pré-conferencias se deu devido a dimensão territorial de Campo Largo e entendendo que cada comunidade apresenta desafios e soluçoes diferentes.
Quais são as treze regiões?
Três Corregos, São Silvestre, Rivabem, Partênope, Jardim Guarani, Jardim Social, Ferraria, Cercadinho, Bateias, Águas Claras, Itaqui, Jardim das Acácias e Centro.

Fóruns Setoriais: Há inúmeras linguagens que a cultura se expressa.
Música, Dança, Literatura, Artes Visuais e mais áreas devem ser ouvidas especificamente. Cada integrante desses grupos/classes tem suas particularidades, desafios e soluções. Realizaremos cinco fóruns setoriais. Devido ao tempo até a conferência agrupamos alguns grupos por área de afinidade de atuaçao.
Quais os fóruns setoriais que acontecerão?
01. Museu, memória, patrimônio, saberes populares e cultura imigrante
02. Artes visuais, artesanato, design, moda, ceramica, escultura
03. Livro e leitura, biblioteca, escritores, livrarias, editoras e gráficas
04. Artes Cênicas, teatro, dança, circo e capoeira
05. Comunicaçao, audiovisual, locadoras, jornais, rádios, telecentros, etc.
*O Fórum Municipal de Música já aconteceu no dia 05 de abril de 2011 na
Casa da Cultura Dr. José Antônio Puppi.

Fórum Institucional: Temos entendido que a cultura não se limita ao campo das artes, ela perpassa a construção de sentidos e significados das pessoas, influenciando a relação dos indivíduos com o mundo, logo, é necessário discutirmos a cultura em outras áreas da vida. Questões de saúde, meio ambiente, educação, etc., são áreas intimamente relacionadas à cultura. Assim sendo, precisamos discutir como a cultura dialogará com outras políticas públicas. O Fórum Institucional reunirá servidores e profissionais de diferentes áreas de governo e afins para propor uma nova estrutura de governo público.

Fórum Afirmativo (Cultura e Inclusão): Cultura é um direito de todos!
Partindo desta concepção a Comissão Organizadora da I Conferencia Municipal de Cultura realizará, como etapa preparatória, o Fórum Afirmativo que tratará das questões de inclusão (social, de portadores de necessidades especiais, gênero, movimento glbts, etc.) nas políticas públicas de Cultura. Não podemos omitir e/ou pensar em uma política de cultura que atenda e/ou imagine uma populaçao padronizada. É emergente a criaçao de mecanismos que fortaleçam e institucionalizem a pluralidade.

O QUE ACONTECERÁ NO DIA DA CONFERENCIA?
A Conferência é instalada e conduzida pela comissão organizadora que orientará os trabalhos nas instâncias que a compõem. Será organizada em duas instâncias: · Grupos de Trabalho ou G.T.’s – onde se dará a elaboração das propostas. Serão cinco grupos de trabalho, discutindo os temas eleitos no 1º Fórum Municipal de Cultura, que foi realizado nos dias 20 e 21 de agosto de 2010. 
Plenária, onde regimento interno, propostas prioritárias, moções e comissão de eleição para o Conselho Municipal de Cultura serão votados. As plenárias acontecerão na Praça Getúlio Vargas e os grupos de trabalho realizar-se-ão na Escola Municipal Reino da Loucinha.
A divisão por grupos de trabalho se dará por escolha, de acordo com o número de vagas, na hora da inscrição de participação na Conferência (Praça Getúlio Vargas).

O QUE DEBATEREMOS NOS GRUPOS DE TRABALHO?
No dia 03 de dezembro, pela manhã, teremos cinco grupos de trabalho. Em cada grupo será discutido um dos cinco temas que foram eleitos no I Fórum Municipal de
Cultura.
Serão temas dos grupos de trabalho:
01. Cultura e Cidadania
02. Promoção e Difusão da Diversidade Cultural
03. Economia da Cultura
04.Patrimônio e Memória Cultural
05.Gestão e Institucionalização da Cultura

Em cada grupo, serão analisadas as propostas oriundas das pré-conferencias e fóruns da etapa preparatória. Após análise e consideração, cada grupo elaborará sete propostas relacionadas aos temas de discussão. Cada grupo terá dois mediadores (um representante da sociedade civil e um representante do poder público) para mediar e organizar as discussões. Para cada proposta, o grupo poderá eleger um representante que realizará a
defesa na Plenária Final. Os grupos de trabalho deverão considerar toda a dimensão territorial e diversidade cultural existente no município na elaboração das propostas, tendo em mente que a execução e abrangência da proposta deverá considerar os próximos dez
anos (Onde queremos estar daqui a 10 anos?). As propostas elaboradas nos grupos de trabalho irão, automaticamente, compor o Plano Municipal de Cultura.

O QUE É A PLENÁRIA FINAL?
A Plenária Final acontecerá na tarde do dia 03 de dezembro na Praça Getúlio Vargas (do museu). Reunir-se-ão todos os inscritos para apresentar as propostas dos grupos de trabalho e votar nas 10 propostas que considerarem prioritárias. Este é um dos momentos mais importantes da conferencia. É a hora que a sociedade civil decide os caminhos e rumos que a gestão cultural da cidade irá tomar nos próximos dez anos e definirá o que é, realmente, prioridade para Campo Largo.

COMO FUNCIONARÁ A PLENÁRIA?
Ao abrir o momento da Plenária, serão convidados os representantes dos cinco grupos de trabalho para apresentarem as propostas elaboradas. Cada proposta será apresentada pelo presidente da mesa e será defendida, em no máximo dois minutos, por representante eleito no grupo. Depois de defesa da proposta, há duaspossibilidades:
1. Alteração da proposta: Qualquer participante inscrito pode sugerir alteração do texto da proposta. Neste caso, no momento certo, deve manifestar-se e apresentar proposta de alteração. Serão disponibilizados dois minutos para defesa de alteração e um minuto para o representante do grupo defender a manutenção do texto. Após defesas, os integrantes votarão pela manutenção da proposta ou alteração de seu texto.
2. Após definição do texto, a proposta será votada pela plenária para legitimá-la, ou seja, afirmará se é ou não interesse dos cidadãos que tal proposta esteja no Plano Municipal de Cultura. Após leitura e defesa das propostas, os participantes votarão, entre todas as
apresentadas nas 10 que julgarem prioritárias. As 10 mais votadas serão apresentadas no Plano Municipal de Cultura como prioridade de atuação pelo Poder Público Municipal.